O corpo comunica. A metrópole comunica. Quando o fazem, usam ferramentas da linguagem; que perpassam por expressões visuais, sonoras ou escritas. É parte da cultura da metrópole o que ela comunica. A cultura, neste sentido, pode ser entendida como o sistema representativo — construído por elementos sígnicos — que narra os costumes, as formas de vidas, a filosofia e os meios de representar a realidade de determinado povo.
Tendo o corpo como mídia primária, podemos afirmar que é ele o determinante quando se pensa na formulação dessa cultura, aqui, vista como gosto. O individuo altera a si próprio e a sua cultura a partir daquilo que observa no outro e no espaço comum. A troca entre objetos e corpos no campo urbano se torna constante e infindável.
O “escambo” contínuo da imagem metamorfoseia o gosto, amplia e difunde pela mescla de tendências que podem ser vistas a todo instante na metrópole. Seria promíscuo dizer que os meios de comunicação não são influentes no processo. Sim, eles exercem um papel importante no desenho do gosto coletivo, impõem o que é esteticamente aceito. Contudo, o apelo visual encontrando nos corpos é muito mais vivo, forte, tangível; possibilitando assim a percepção maior do gosto estético baseado no outro.
O desenho idealizado do corpo, através de suas formas, vestimentas e adereços, cria a comunicação ao seu modo. Este diálogo — estabelecido com os inúmeros signos corpóreos — tem relação direta com o gosto, a partir do momento em que o individuo adota formas e trajes por se identificar, e por ver neles um meio de ser reconhecido. O sujeito se torna símbolo e parte constituinte da representação que se tem das metrópoles.
Mas como o diálogo entre corpo e metrópole pode impor um gosto coletivo?
O questionamento requer breve conceituação. É a cultura do homem urbano que vai formular o gosto. Aqui, ela é quem produz este diálogo, estabelecido pela própria representação de vida que o homem faz de si. Evitando olhar de forma nua para o “eu”, o indivíduo urbanóide recria a realidade vencendo, assim, angústias, medos e dúvidas por meio de códigos que pretensamente trazem superação de um pseudo mal-estar — notadamente, em nível simbólico. O corpo, neste caso, trabalha como ferramenta de transporte da imagem de um homem forte, invencível, que conhece profundamente a si em diálogo direto com a metrópole.
A venda dessa imagem fortificada é que pode construir o gosto massificado. Parece complexo, mas não é. Como o ser urbanóide tem por premissa vender uma imagem sólida, ele adere a símbolos coletivos que representam esta fortificação. Estes símbolos ficarão transparentes no corpo, e é aí que se encontra o gosto. Conhecemos superficialmente o outro, mas compramos sua imagem corpórea que, embasada nos preceitos urbanos, pretende ser viril. Para passar essa imagem, o indivíduo unifica seu gosto dentro do padrão de corpo aceito pela metrópole; pautado na imagem do homem forte, urbano, que conhece a si mesmo. Notadamente não podemos generalizar, visto que o conceito é abstrato e imensurável. Contudo, é visível a influencia que o corpo alheio exerce em nosso próprio gosto.
Os meios de comunicação também são imprescindíveis ao processo — propagando uma imagem estereotipada do ser —, mas outros itens culminaram na construção deste símbolo. Não é apenas a televisão, o rádio ou o jornal que vão pautar o comportamento corpóreo e estético do indivíduo urbanóide, mas a multiplicidade de corpos e espaços com que ele se relaciona.
Ao andar nas ruas, dentro de shoppings e galerias, o indivíduo recebe e envia informações por signos do olhar e do corpo. Observando o outro, decodifico signos que estão agregados a adereços, modos de andar, sorrisos, formas comportamentais no geral que são aceitas ou rejeitadas nessa troca constante, concernentes ao meu próprio gosto.
O homem pós-moderno se espelha no outro, quer ser igual — e ao mesmo tempo construir traços específicos de seu visual. Procuro informações no corpo do outro, porém é o meu próprio corpo que pretendo modificar com os códigos que observo e acato. Ao mesmo tempo, e contraditoriamente, o corpo quer ganhar espaço único com essa absolvição, quer obter aquilo que soa positivo e que, ao seu óculo, será bem “visualizado” por um terceiro. Tudo ocorre de forma implícita, silenciosa, com a reconstrução e a dessimbolização de dados códigos culturas, constituindo, assim, de forma efetiva, um gosto massificado numa metrópole.
O processo de afirmação e negação de si mesmo no corpo alheio é mais intenso por conta da pluralidade de comportamentos das grandes cidades. A rua, a boate, o trânsito, a lanchonete, o cinema, enfim tudo está carregado de símbolos que ora são heterogêneos, ora são massificados — e que, inegavelmente, se reconstroem a cada instante por conta de novos olhares. A metrópole vive uma semiose constante, assim como quem nela habita.
Status game: troca implícita
É a idéia de status game, teorizada pelo antropólogo italiano Massimo Canevacci, que explica a troca constante que o corpo recebe do outro pelo olhar. Os muitos signos da metrópole acabam desenvolvendo essa capacidade humana, principalmente nas novas gerações, de decodificar o outro. Aqui, a idéia é expor o corpo como símbolo da cultura de determinado indivíduo, gerando, assim, conflitos corpóreos por conta das diferenças apresentadas. Contudo, trata-se de um conflito implícito de olhares que podem seduzir, causar indiferença ou até mesmo asco. Há um campo invisível e representativo do conflito corpóreo urbano. O campeão é aquele que melhor decodificar e reconstruir simultaneamente seu gosto.
Não são poucos os lugares em que corpos se cruzam. Observando, por exemplo, um indivíduo num restaurante, facilmente relacionamos símbolos à vestimenta, ao cabelo, ao perfume e a outros milhões de itens que acabam produzindo olhares do que é aquele corpo. Chegamos a deduzir detalhes da vida da pessoa por conta das particularidades, tentando avaliar o que o sujeito faz, os tipos de pessoas com que ele se relaciona, o gosto estético e afins. Assistimos ao espetáculo de nós mesmos na construção de signos nascituros do outro. A maior simbologia do gosto é criada justamente pela relação entre o que olha e o que é olhado.
Ao olhar do outro, a imagem ganha significado e pode, com isso, ser absolvida ou ignorada. Tanto esta quanto aquela vão trazer novo sistema de dessimbolização e simbolização constantes, emanados por corpos que se tornaram mercadorias orgânicas dentro do contexto comunicativo. É digno ressaltar que o corpo é uma imagem e, por ser imagem, é algo construído. Isto posto, não podemos deixar de ler o corpo, em alguns momentos, como imposição social e cultural do gosto. Você consome o outro e simboliza o seu real através disto.
Disponível em: http://espaber.uspnet.usp.br/jorusp/?p=8379
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